Hurry Up!
Portugal's Leading Conference Book your Seat Now
Encontre aqui soluções, ideias, sugestões, respostas diferenciadoras a grandes desafios que inibem resultados, desempenho e produtividade na sua organização.
Eu conheço empresários e comerciais que não vêm mal algum em passar 'horas' com um prospect que não vai comprar. A expectativa é que 'um dia' a situação irá mudar e 'voilá' vão se lembrar de nós quando mais precisam.
Criar familiaridade com prospects que não se encontram na fase ativa do ciclo de compra é imprescindível para o sucesso na Prospeção em geral, mas acima de tudo é importante qualificar a nossa audiência, constantemente avaliando e priorizando as conversas que temos com os nossos prospects e clientes.
O nosso tempo é valioso quando a nossa missão é criar valor para os prospects que precisam e, acima de tudo, ajudar os nossos clientes a vencer. Neste sentido, como alocamos o nosso tempo na prospeção é uma das áreas realmente estratégicas das vendas.
O simples ato de 'qualificar' o nosso prospect, de forma apropriada e o mais antecipadamente possível, planeada em antemão, torna-nos eficazes e eficientes na prospeção e cria a visibilidade necessária para sabermos como gerir o nosso território.
Aqui vão algumas ideias de perguntas 'qualificativas' que podem ser utilizadas em várias situações:
Ajudam a determinar se faz sentido continuar a conversar com o prospect e se há legitimidade e relevância na oportunidade. Há uma metodologia bastante útil que permite 'construir' estas perguntas de acordo com a empresa e pessoa prospect. Envie-me uma mensagem direta e eu posso partilhar esta abordagem.
-O quão importante é esta área/necessidade (que a nossa solução resolve) para si?
-Que tipo de compromisso existe para resolver este assunto e encontrar uma solução?
Até quando pretendem tomar uma decisão?
Objeções são tipicamente um sinal de interesse por parte do prospect e nunca devem ser evitadas ou atacadas. O Comercial deve estar sempre preparado para lidar e gerir as objeções e nunca ser defensivo para com o seu prospect.
O que o/a faz sentir dessa forma?
O que seria satisfatório para si?
Se resolvermos esse ponto, estará preparado para avançar?
Muitos comerciais evitam este tipo de qualificação porque sentem-se pouco à vontade para ter esta conversa com os seus prospects, ou tão pouco sabem por onde começar. Se está a falar com o Decisor, é fundamental descobrir como o seu prospect tenciona investir no projeto.
Qual é a vossa expectativa do investimento necessário para este projeto?
Os fundos já estão alocados a este projeto específico, ou precisam de ser autorizados?
Os fundos competem internamente com outros projetos?
Acima de tudo, a questão mais importante é:
Você acredita na sua própria solução/empresa/produto/serviço?
A primeira venda é sempre para connosco.
Se o tema da Qualificação é interessante para si, terei muito gosto em continuar a partilhar mais situações e as respetivas perguntas de qualificação que pode utilizar. O seu feedback é sempre bem-vindo!
"Learn from the mistakes of others. You can't live long enough to make them yourself."- Eleanor Roosevelt
Fale connosco. Vença connosco.
Até lá, venda com valor.
02 Comments on this post
Raul Maria
29th Jan 2022Irei concerteza meter toda esta informação em prática.
Luciana Henriques
12th Dec 2021Um ponto muito bom em como se deve lidar com as objeções.