#

É possível que não se aperceba do seguinte: você não é só um empresário ou um profissional de vendas. Você é um negócio, chamado EU, Lda.

Para gerir esse negócio é necessário tempo para fazer prospeção, para ter reuniões, fazer apresentações, para tratar das tarefas administrativas, para se reunir com a equipa ou o patrão, para atualizar o seu CRM, escrever propostas, enviar e-mails, atender chamadas de clientes existentes, fazer pesquisa, negociar e fechar novo negócio, gerir as suas redes sociais. Talvez até almoçar.

Todos temos exatamente 24 horas por dia e analisadas cuidadosamente, muito poucas dessas horas são disponibilizadas exclusivamente para a prospeção - o que chamo as 'horas sagradas'. Como usamos essas horas faz a diferença entre o fracasso, a mediocridade e o sucesso.

A gestão do tempo é fundamental na prospeção e nas vendas. A maior parte dos comerciais não faz a prospeção de novos clientes de forma eficaz, eficiente e prazerosa. Quanto tempo perdemos com clientes que não vão comprar? Alguma vez contabilizou esse tempo? Ou acha que vale a pena porque se recorda daquele prospect que acabou por comprar meses ou anos depois de se reunir consigo?

Quando controlamos o nosso tempo, o nosso território e os nossos recursos, baixamos o nível de stress e fechamos mais negócio. No entanto, a maioria dos profissionais nas vendas não implementa um processo eficaz, rigoroso e consistente. Cada lead ou oportunidade é tratata de forma diferente, baseada no 'desenrasca'. Os resultados são portanto mais fortuitos que previsíveis.

Os comerciais mais bem sucedidos no mundo, o topo 20%, atingem consistentemente os seus objetivos porque vivem o seu dia-a-dia, e gerem o seu tempo utilizando (entre outras) estas regras:

Seja o CEO do seu negócio, Eu Lda;

Assuma responsabilidade pela gestão do seu tempo e esteja sempre predisposto a encontrar soluções para os desafios que encontra, sem procurar desculpas nem culpar outros.

Proteja as 'horas sagradas', o seu tempo dedicado para a prospeção;

Não deixe mensagens, colegas, patrão, e-mail, telefone, pesquisa, administração, seja o que for, roubar a sua atenção durante a 'hora sagrada' da prospeção.

Não se iluda;

É muito fácil sentir que está a trabalhar em algo tão importante que não pode esperar, em vez de se dedicar única e exclusivamente à 'hora sagrada'.

Não ceda à tentação de fazer algo por alguém só porque lhe pedem;

Não receie delegar ou confiar na equipa.

Priorize as suas tarefas;

Contabilize o seu tempo.

Se soubesse exatamente quanto vale o seu tempo por hora, certas tarefas iriam automaticamente perder o seu sentido.

Uma pergunta frequente que me fazem: quantas horas devo dedicar à prospeção, a fazer chamadas 'portas-frias ou cold-calling? O meu conselho é 60 ou 90 minutos por dia, rigorosa e consistentemente. Não imagina o poder e a transformação que ocorrem quando concentra toda a sua atenção em 60 minutos numa única tarefa, por exemplo telefonar a prospects.

Da maneira mais fenomenal, resultados simplesmente fluem desse poder e concentração.

"What differentiates sellers today is their ability to bring fresh ideas."- Jill Konrath

Fale connosco. Vença connosco.

Até lá, venda com valor.

  • Share This Post

02 Comments on this post

  • img
    Miguel Lopes
    29th Apr 2022 Reply

    Excelentes pontos, dão bastante que pensar na maneira como faço as coisa.

  • img
    Margarida Venda
    12th May 2021 Reply

    Obrigada pelas tips.

Leave a comment

Hurry Up!

Portugal's Leading Conference Book your Seat Now

Encontre aqui soluções, ideias, sugestões, respostas diferenciadoras a grandes desafios que inibem resultados, desempenho e produtividade na sua organização.