#

7 Estratégias para dinamizar o crescimento do negócio em 2019

O futuro do sucesso e da competitividade da economia portuguesa depende em grande parte das empresas que alavancam o seu negócio eficazmente no palco nacional e internacional.

Diferenciar produtos e serviços em mercados cada vez mais sofisticados e conquistar a atenção do Cliente digital e informado nunca foi mais difícil e dispendioso. No entanto, as recompensas para quem se adapta são enormes. Veja o exemplo da Outsystems ou da Feedzai, que tanto motivo nos dão para orgulho nacional. Estas 5 tendências nas estratégias comerciais e organizacionais estão a proteger e a desenvolver o negócio das empresas líderes nas suas respetivas indústrias em 2019:

1.

O mundo revolve à volta das vendas. Mas vender não é fácil para ninguém e os melhores performers nunca param de aprender e praticar. Fale com a sua equipa de vendas abertamente e descubra as áreas, conhecimento e recursos que faltam para capacitar e melhorar a sua produtividade e resultados.

Esteja disposto a ultrapassar estas deficiências e a implementar mudanças que capacitam a sua equipa para competir, posicionar e conquistar mais negócio. Este trabalho integra vários departamentos, e um 'tom e compromisso' forte a partir do topo da organização e não do indivíduo comercial por si.

2.

O seu Departamento de Compras ou Procurement é uma força estratégica de grande valor para a empresa, que a mantém competitiva no mercado e ultrapassa um dos maiores desafios operacionais - os seus custos.

É o Procurement que, entre muito mais, identifica e adquire os recursos externos que dinamizam o seu crescimento e inovação no mercado. No entanto, a maior parte das organizações à volta do mundo ainda não consegue inovar o seu supply-chain rápida- ou eficientemente.

3.

Nunca deixe de ouvir o seu cliente. Implemente processos que permitem capturar feedback dos seus clientes e parceiros. Utilize esta informação para influenciar as suas decisões e a direção do negócio.

4.

Identifique de forma proativa o que funcionou e melhor ainda, o que não funcionou, em 2018:

· conheça a razão porque não fechou os negócios que perdeu;

· analise o seu pipeline como se fosse uma série de decisões de compra em vez de um ciclo da venda;

5.

Mantenha o seu foco na inovação e uma mente aberta e flexível. Não assuma que as coisas devem permanecer como estão porque sempre funcionou no passado;

6.

Os Líderes Comerciais de maior sucesso conhecem os elementos da sua equipa muito bem, entendem intimamente os desafios que enfrentam todos os dias, posicionam indivíduos eficazmente e promovem a sua capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional.

7.

Procure sempre uma opinião externa, nenhum líder comercial tem todas as respostas. Quando incorpora uma perspetiva independente, especializada e profissional à sua estratégia comercial, vai criar oportunidades, reduzir riscos e ultrapassar dificuldades.

Transicionar o mindset de equipas comerciais para gerar e representar valor no seu mercado e diferenciar-se junto do seu cliente-alvo não é fácil. As empresas mais lucrativas adaptaram-se à nova realidade do seu comprador, adotaram novas técnicas e boas-práticas e tornaram-se competentes na sua execução.

Em Portugal, a inovação no setor das vendas é imprescindível para posicionar eficientemente mais dos produtos e serviços incríveis que são concebidos e produzidos em território nacional.

"Pense por um momento nas empresas que não precisam de vender mais. Ou não precisam de conquistar novos clientes para proteger a sua sustentabilidade. Acha que ainda existirão em 2022?"- Helga Saraiva-Stewart

Fale connosco. Vença connosco.

Até lá, venda com valor.

  • Share This Post

02 Comments on this post

  • img
    João Vital
    29th Apr 2022 Reply

    Artigos sempre com as melhores insights, e este texto não foge à regra.

  • img
    Alex Jemmi
    12th May 2021 Reply

    Excellent reading and very interesting, thanks!

Leave a comment

Hurry Up!

Portugal's Leading Conference Book your Seat Now

Encontre aqui soluções, ideias, sugestões, respostas diferenciadoras a grandes desafios que inibem resultados, desempenho e produtividade na sua organização.